quarta-feira, 16 de março de 2016

Bad Religion - Lollapalooza 2016

Bad Religion no Lollapalooza

Uma das bandas que moram no coração do público brasileiro sem dúvidas é o Bad Religion. Aliás, creio que eles não morem só em nossos corações, mas sim no coração de quem acompanha a cena punk rock. Acho que não soo exagerado se disser que, nos dias de hoje, eles são os maiores representantes do estilo, no mundo inteiro, num tempo em que ficamos órfãos de bandas do estilo, pelo menos no mainstream.

Pouco tempo depois de terem vindo ao Brasil, em fevereiro de 2014 - eu estava no Circo Voador, chupem - eles retornaram para shows em São Paulo, no Lollapalooza, no último sábado, dia 12/03, e em Curitiba, e estão simplesmente DEVASTADORES, como nunca deixaram de ser. Parecem ser uma banda nova, tentando a todo custo ganhar seu espaço no mainstream. Só dá para perceber que é uma banda com 37 anos de carreira quando olhamos para os integrantes, que já estão com seus cabelos brancos e rostos enrugados, mas sem deixar a peteca cair em nenhum segundo. Dá para sentir a vontade de tocar, a raça e a vontade de fazer o público se quebrar todo, nas rodas, olhando para a presença de palco dos caras e ouvindo como devoram os instrumentos.

Com um setlist absolutamente M-A-T-A-D-O-R, de 24 músicas, trazendo clássicos absolutos de sua carreira, como "21st Century Digital Boy" (1990), "You Are The Government" (1988), "Delirium Of Disorder" (1988), "Suffer" (1988), "Punk Rock Song" (1996), "I Want To Conquer The World" (1989), "You" (1989), "Sorrow" (2002), "Generator" (1992) e, talvez, a mais tocada deles "American Jesus" (1993), isso sem falar nos sons modernos. Os caras simplesmente pegaram o que há de melhor em sua carreira, para construir o setlist. Uma música atrás da outra, com Graffin apenas agradecendo ao público, em português, quando dava algum espaço. Absolutamente frenético, praticamente sem pausas, exatamente o que esperamos de um show punk.

Infelizmente, a platéia não era lá grande coisa, talvez por estar num festival de música pop, e isso ficou mais notável quando vemos pelo vídeo. Eu não tive a oportunidade de ir a São Paulo, para acompanhar - até porque, já vi a banda duas vezes e moro bem longe -, mas não consegui sentir muita firmeza vinda da galera. Até deu para ver uma roda girando, da metade pro fim da apresentação, mas nada que fosse digno do que o Bad Religion merece. Na minha opinião, a maioria do público sequer fazia ideia da importância de quem estava tocando, não apenas para o punk rock, mas para o rock n' roll em geral. É compreensível, até, pois o "Lolla" reúne mais adolescentes, que não viveram o auge da banda, nos anos 90 e início dos anos 2000.

Para mim, que sou fã, foi uma lástima não poder acompanhar os caras novamente, mas foi maravilhoso, no conforto do meu quarto, poder assistir ao vivo, enquanto dava gritos de alegria, quando algumas de minhas músicas favoritas tocavam. Na minha opinião, o ponto alto do show foi da metade para o fim, quando pareceu que eles queriam mesmo fazer o público entender quem estava ali tocando. Felizmente, grande parte da molecada entendeu e fez a festa.

Se pudesse dar uma nota, de 1 a 10, daria 10, com certeza. Os caras estão demais.

Setlist:

Fuck You 
21st Century (Digital Boy) 
Sinister Rouge 
Come Join Us 
New America 
Do What You Want 
You Are (The Government) 
Delirium of Disorder 
Suffer 
New Dark Ages 
Supersonic 
Prove It 
Can't Stop It 
Atomic Garden 
Los Angeles Is Burning 
I Want to Conquer the World 
Punk Rock Song 
You 
Fuck Armageddon... This Is Hell 
Infected 
Sorrow 
Generator
American Jesus

Banda:

Greg Graffin (Vocal)
Brian Baker (Guitarra)
Mike Dimkich (Guitarra)
Jay Bentley (Baixo)
Jamie Miller (Bateria)

Assista ao show no Youtube (agradecimentos ao canal "Live Shows")
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: